saudepsi.com.br
pic_1440.gifpic_2777.gifpic_5742.gifdor-acupuntura.jpg

                              ACUPUNTRA  X  DOR

              

             A Acupuntura, uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, foi desenvolvida ao longo dos últimos 6.000 anos e é um sistema de tratamento único utilizado para tratar quase todos os tipos de doenças, sendo de uso especial no tratamento de vários tipos de dor.

                 A dor é uma sensação desagradável e, às vezes insuportável, conforme a sensibilidade da pessoa. De acordo com a Medicina Ocidental, a dor é causada por vários fatores como acidentes, câncer, artrite, distúrbios físicos, alimentares ou mesmo emocionais e pode acometer cabeça, pescoço, tronco, costas, membros, assim como órgãos internos. Neste sentido, uma avaliação médica até mesmo através de exames deve ser feita, pois o uso de medicação pode se fazer necessário.

              Em complemento a isso, mas diferentemente, a Medicina Tradicional Chinesa possui uma visão mais holística e bioenergética sobre a dor, a qual é baseada no desequilíbrio da energia da pessoa e que ocasiona a dor. Assim, o corpo deve ter um equilíbrio do Qì (energia) que se dá através dos princípios Yin e Yang, antagônicos mas complementares, presentes em conjunto em cada órgão e víscera do corpo.

              O Qì “viaja” pelo corpo ao longo de caminhos bem definidos, denominados canais ou meridianos. Quando não existe Qí suficiente (Vazio ou Deficiência) ou quando ele se encontra estagnado (Plenitude ou Excesso) numa área ou órgão do corpo, existe um desequilíbrio entre o Yin e o Yang. Os órgãos e vísceras não funcionam corretamente e a dor de desenvolve.

              Para a Medicina Tradicional Chinesa o homem está em contato íntimo com a natureza. Por isso, o excesso de Calor, Vento, Frio, Secura e Umidade (os Cinco Elementos), além de exageros físicos, alimentares e emocionais levarão ao desequilíbrio energético entre o Yin e o Yang, por consequência, à doença e à dor. Alguns exemplos: excesso de atividade sexual poderá levar a uma perda de energia Yin do Rim e ocasionar lombalgia; muita raiva, eleva o Yin do Fígado e poderá ocasionar dor nos olhos; ar condicionado (Vento e Frio) podem ser causa de enxaqueca; ingestão excessiva de doces, alimentos picantes ou gorduroso e de álcool pode acometer o Baço-Pâncreas e o Estômago, levando à formação de Umidade-Calor que descerá para os membros inferiores podendo causar dores nas pernas.

            O tratamento pela Acupuntura, então, consiste na tomada do pulso para se avaliar a Condição do Qì ou do desequilíbrio energético Yin/Yang e qual órgão ou víscera está com Excesso ou Deficiência de Qì, além de exame físico do local da dor. Utiliza-se de agulhas finas especiais, esterilizadas e descartáveis que NÃO CAUSAM DOR, mas somente um pequeno desconforto na inserção, além de outras técnicas como: moxabustão, eletropuntura e acupuntura auricular.

                 A acupuntura baseada na Filosofia do TAO, ou seja, verdadeiramente tradicional, pode ajudar a reequilibrar a pessoas energeticamente levando-a ao bem-estar físico e emocional.