saudepsi.com.br
davinci-a.jpg

AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ OS ANAIS DOS TRABALHOS QUE APRESENTAMOS EM CONGRESSOS

 

 

I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR

Guarujá (SP) - 27 a 29 de agosto de 1998

 

 

Atendimento psicológico em hospital geral da rede pública de saúde

 

                                 Os recursos destinados à saude são escassos. Isto impede a contratação de pessoal e o desenvolvimento de programas que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.

                             Ao iniciarmos nosso estágio no Hospital, nosso objetivo era a prática baseada num trabalho sistematizado. No entanto, deparamo-nos com a falta de tal sistematização, embora existissem os serviços de Psicologia.

                             Então, para podermos ter uma fonte de referências, procedemos a um levantamento bibliográfico sobre o trabalho psicológico em Hospital Geral. Constatamos a existência de muitas publicações sobre a área, mas nunhuma abrangia os serviços de Psicologia possíveis de serem realizados.

                             O diagnóstico da Instituição levou-nos a desenvolver um Plano Diretor para o Hospital com enfoque para o Departamento de Recursos Humanos, onde constatou-se urgente necessidade de treinamento e de desenvolvimento para as equipes, notadamente no aspecto psicológico.

                              Disso resultou um Projeto, composto de duas partes: a primeira, onde consta o Plano Diretor e o trabalho a ser desenvolvido na área de R.H.. A segunda, contempla a teorização do atendimento psicológico em diversas clínicas e setores do Hospital. Esse Projeto pretende balizar a atuação de futuros estagiários e do próprio Departamento de Psicologia, que irá aprimorá-lo.

                            

 

 

 

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE IRISDIAGNOSE

X CONGRESSO BRASILEIRO DE IRIDOLOGIA

Valinhos (SP) - 13 a 16 de novembro de 2008

 

 

PSICOIRIDOLOGIA -  A personalidade na íris

 

                           

                 Seria certo imaginar que a personalidade tenha algum substrato físico ou genético? O meio ambiente pode influenciar o padrão comportamental das pessoas? Como a Psicologia, notadamente a Junguiana, entende a personalidade? Psicologia e Iridologia: uma união possível?

 A Iridologia nos traz um novo método para a compreensão e estudo do ser humano, seja no aspecto físico ou psicológico. Inúmeras pesquisas já foram realizadas e, especificamente no campo psicológico, contamos com o método Rayid, criado por Denny Johnson, que evidencia haver uma determinação psíquica demonstrável na íris. Ora, se as pesquisas validam este método, por que a Psicologia não se vale deste instrumento para enriquecer seu pool de ações e, principalmente, beneficiar o próprio homem?

 A Irisdiagnose é um novo marco do saber. Um método propedêutico e de pré-diagnóstico e, por isso mesmo, preventivo, a ser utilizado pela Psicologia, e que recoloca o ser humano no centro, único, indiviso, como a própria íris o é em seu formato circular, a indicar que o nosso olho passa a ser a janela para a nossa alma.

 

                                                                                                                                                                 Abstract:      PSYCHOIRIDOLOGY - The personality in the iris

 

Would it be right to imagine that personality has some physical or genetic substract? Could environment to influence the behaviour pattern of the human beings? How does Psychology, especially the Junguian Pshychology, understand the personality? Psychology and Iridology: is there a possible dialogue?

The Iridology brings us a new method of comprehension and study of the human being in its physical or psychological aspects. Many researches had already been done and, specifically in the psychological context, there is the Rayid Method, created by Denny Johnson, that shows to have a psychological determination in the iris. So, if the researches had validated this method, why does Psychology could not apply this instrument to enrich its field of actions and, wostly, bring bone hits to the human beings?

Irisdiagnosis is a new fron tier of knowledge. A propedeutic, pre-diagnosis and preventive method that could be used by Psychology and that considers the human beings as unique, as the center, not divided, just like the iris in its circle shape, showing our eyes as a window to our soul. 

pic_1440.gifpic_2777.gifpic_5742.gif